Com origem nos movimentos modernistas, o minimalismo tem ganho popularidade no design de interiores ao longo dos últimos anos, como resposta à cultura consumista. É uma abordagem que se foca na simplicidade, na funcionalidade e no uso de materiais duradouros e de alta qualidade, sem comprometer a sofisticação e a elegância.

Estas características do minimalismo permitem criar ambientes pacíficos e tranquilos, onde é possível relaxar em pleno. É, por isso, uma tendência de design de interiores muito utilizada por quem procura um espaço com estas particularidades ou para aplicar em determinadas divisões – como é o caso do quarto.

Um quarto de estilo minimalista recorre a linhas suaves, cores neutras e poucos elementos decorativos, de modo a criar um ambiente calmo, sereno e equilibrado. Se é isto que procura para o seu espaço, neste artigo iremos abordar alguns detalhes essenciais para o ajudar a construir um quarto minimalista e elegante.

 

1. Paleta de cores neutras

 

Falar sobre minimalismo é falar sobre simplicidade. Por isso, na escolha das cores do seu quarto comece por escolher uma paleta de tons simples: os neutros. Cores como o branco, o cinza, o bege e os tons pastel são uma ótima opção para o seu quarto minimalista.

Para adicionar um pouco de cor e vivacidade, escolha cores complementares que combinem com os neutros e que despertem emoções mais tranquilas e calmantes – em seguida, abordaremos como pode adicionar mais cor ao ambiente. A escolha de cores escuras e vibrantes pode comprometer a atmosfera minimalista, uma vez que podem ser demasiado estimulantes.

 

Cama Mary | Candeeiro de Mesa Mayfair | Candeeiro de Suspensão Mayfair | Mesa de Apoio Wire | Mesa de Cabeceira Frame 3 | Mesa de Cabeceira Antony | Cama Rettan | Cama Tróia

  

2. Mobiliário simples e funcional

 

A funcionalidade é uma das palavras-chave do estilo minimalista. Escolher móveis de linhas simples e suaves, sem demasiados ornamentos ou detalhes extravagantes é uma aposta ganha para o seu quarto minimalista.

Dê prioridade a peças que possam ter dupla funcionalidade e arrumação extra, como cómodas ou mesas de cabeceira com gavetas ou prateleiras. A desarrumação e o excesso de objetos expostos são o oposto ao ambiente que queremos criar, por isso certifique-se que os móveis ajudam a reduzir a desordem e o ruído do quarto. Prefira também mobiliário de qualidade e de materiais que asseguram a sua durabilidade.

 

Mesa de Cabeceira Antony | Candeeiro String Light Cone | Camiseiro Frame 7 | Cama Mary | Cómoda Frame

 

3. Têxteis para adicionar textura e cor

 

Embora a paleta de cores para um quarto minimalista se baseie muito em tons neutros, podemos sempre adicionar detalhes de cor para tornar o espaço mais autêntico e pessoal. Uma excelente forma de introduzir cor é através dos têxteis. Estes, além de adicionarem o toque de cor que precisa, irão também tornar o ambiente mais acolhedor e confortável. Adicione almofadas, mantas ou até mesmo poltronas com um estofo colorido.

 

 

Cama Nara | Tapete Serpentine | Puff Trevor | Cama Barcelona | Almofadas Corduroy

 

4. Iluminação adequada

 

A iluminação tem o poder de afetar a atmosfera de qualquer espaço. Deste modo, é muito importante pensar a iluminação de forma adequada. Num quarto minimalista, a iluminação deverá ser agradável e suave para trazer a tranquilidade e o conforto pretendido. O uso de candeeiros de mesa, conjugados com candeeiros de pé para criar pontos de luz adicionais, ajuda a compor um ambiente harmonioso e acolhedor.

Os candeeiros de suspensão são também uma opção de iluminação válida, contudo certifique-se de que têm um design simples e elegante para não se tornar muito pesado visualmente no espaço. Também a iluminação natural é muito bem-vinda num quarto minimalista. Por isso, mantenha as janelas desobstruídas e escolha cortinados leves, que permitam a entrada de luz.

 

 

Candeeiro de Mesa Pet Light Noot NootCandeeiro de Mesa IC T1 | Candeeiro de Suspensão NomNom Light | Candeeiro de Mesa Mayfair

  

Com a escolha cuidadosa de cores, mobiliário, têxteis e iluminação irá conseguir o quarto minimalista que deseja. Percorra a nossa loja online ou visite a loja física e descubra todas as opções de que dispomos para o ajudar nesta tarefa.

Para mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser..