AV. LIBERDADE - LISBOA - PORTUGAL

Projeto:
Design de Interiores, Design de Produto e Design Gráfico
 
Ano:
2015
 
Memória Descritiva:
O projeto inspirou-se na recriação dos processos e materiais construtivos utilizados em Lisboa após o terramoto de 1755, tanto a nível estrutural como estético.
Em termos estruturais recriou-se a conhecida “gaiola pom­balina”, através da implantação de novas paredes interiores, denominadas de “frontal”, que tinham como função contra ventar o edifício ao longo das divisões e alinhamentos principais, permitindo uma melhor distribuição das ações predominante horizontais em caso de sismo e levado a que a estrutura resistisse, mesmo que a alvenaria de pedra cedesse.
Posteriormente surgiram os azulejos, sobretudo após a industrialização da produção dos mesmos, o que inspirou uma enorme composição de azulejos desenhada exclusivamente para este espaço pela equipa da Ipotz, peça por peça. A aplicação dos azulejos era predominante nas paredes e, neste projeto, optou-se por adotar este revestimento para o pavimento, aproveitando a melhoria das suas características técnicas.
O espaço foi concebido com três áreas distintas, a zona de receção para refeições mais ligeira durante o dia, a zona dos vinhos com máquinas exclu­sivas modernizando o clássico modelo de taberna onde o povo se reunia e na área mais interior um versátil espaço que pode ser utilizado como ampla sala de refeições ou pequenos e românticos espaços para jantares intimistas.