Ao longo dos últimos anos, os ambientes simples e aconchegantes têm ganho um enorme destaque no design de interiores. Cada vez mais procuramos criar espaços nas nossas casas que transmitam conforto, paz e serenidade, para, de certa forma, contrastar com os dias atarefados e extenuantes que vivemos.

O design de interiores tem vindo a adaptar-se a esta realidade, oferecendo diferentes estilos e alternativas para responder a esta necessidade. Recentemente, o estilo Japandi é um dos que mais têm cativado a atenção e o coração dos designers de interiores – e não só. Conhecido por “novo minimalismo”, este estilo mistura, de forma simples e harmoniosa, a funcionalidade característica do estilo escandinavo, com o minimalismo rústico japonês, transmitindo elegância e serenidade.

O estilo Japandi privilegia assim, o uso de revestimentos, peças e decorações que criem uma sensação de conforto e de bem-estar no ambiente, valorizando sempre os elementos naturais e a sua – perfeita – imperfeição, de modo a criar espaços únicos e acolhedores.

 

 

Como adotar o estilo Japandi em sua casa

 

Tons naturais são a base

 

Na paleta de cores do estilo Japandi é bem percetível a influência dos dois estilos de decoração que o compõem. Os tons neutros – como os beges, os brancos ou os cinzas – tão característicos do estilo escandinavo, misturam-se com os profundos e ricos tons terrosos muito próprios da decoração japonesa. A escolha dos tons predominantes dependerá sempre da sua preferência, no entanto, para criar um espaço mais confortável e acolhedor sugerimos a utilização maioritária dos tons neutros, recorrendo aos tons terrosos para criar pequenos apontamentos contrastantes.

 

Candeeiro de Mesa Hebe

 

Simplicidade e detalhes na medida certa

 

Neste conceito, cada detalhe é muito mais do que uma escolha puramente estética, e o minimalismo é redefinido com propósito e função. Em sintonia com o conceito japonês “Ma” (que significa espaço ou distância entre objetos), o espaço negativo é respeitado, proporcionando uma sensação de calma e permitindo que as peças “respirem” entre si. Em vez de espaços apinhados de detalhes, no Japandi o ambiente é valorizado com intenção, garantindo que cada objeto conte uma história e tenha um propósito claro. No entanto, isto não significa que o espaço esteja despido de alma e personalidade.

 

A natureza é essencial

 

A natureza é um elemento muito presente no estilo Japandi, embora de uma forma muito subtil. Pequenas plantas em vasos e arranjos de flores despojados são a escolha perfeita para transportar a natureza para dentro de casa, criando assim um ambiente harmonioso e sereno, que relembre a conexão com o mundo natural.

A utilização da madeira é também um dos pontos essenciais do estilo Japandi, que permite trazer a textura e o aconchego da natureza ao ambiente. Pode ser utilizada não só no mobiliário, como também nos revestimentos das paredes ou no chão, valorizando sempre o seu aspeto natural e tosco. As madeiras mais claras, como o carvalho natural ou a bétula, são as preferidas pela clareza e luminosidade que trazem. No entanto, é também bastante comum ver alguns tons de madeira mais escuros para ajudar a criar contraste e profundidade nos espaços – particularmente quando são predominantes no espaço os tons claros ou neutros.

 

 

Vaso Kawanti | Candeeiro de Mesa Arum | Vaso Shell | Espelho Pond Large 

 

Linhas retas e orgânicas unidas como nunca

 

No estilo Japandi, a sensação de calma e ordem das linhas retas, é fundida com a fluidez e imprevisibilidade das linhas orgânicas, criando um ambiente singular. Esta fusão coesa transmite um sentimento de estabilidade e equilíbrio, essencial para proporcionar um ambiente calmo e pacífico.

A nossa dica: opte por uma arquitetura e mobiliário de linhas retas e complemente com acessórios e decoração mais orgânicos e pouco polidos, evocando assim a sensação de serenidade.

 

O estilo Japandi não é apenas uma tendência passageira. É, sem dúvida, um retorno às raízes, um afirmar de autenticidade e um respeito pela simplicidade e pela natureza. Agende uma reunião connosco e conte com os nossos especialistas para o ajudar a adotar o estilo Japandi em sua casa.

Descubra também na nossa loja online ou em loja física uma ampla oferta de mobiliário e decoração de estilo Japandi para transformar os seus ambientes de acordo com esta nova tendência. Para mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..