Foi inaugurado no passado mês de julho, a primeira parte daquela que será a maior unidade hoteleira e o maior empreendimento turístico da ilha do Pico, nos Açores – as Vinhas do Calhau. O projeto enquadra-se num âmbito enoturístico, estando a estrutura do hotel inserido numa área de vinha reabilitada, perto da zona marítima. Uma unidade hoteleira de 4 estrelas com 24 camas que estão enquadradas em seis unidades de apartamentos, dos quais dois com vista para a montanha do Pico e os restantes quatro com vista para o mar.

Este projeto enoturístico estará integralmente concluído apenas em 2019. Vinte casas de pedra, arquitetonicamente enquadradas com a paisagem envolvente, em plena vinha, irão disponibilizar 124 novas camas, duas piscinas, num projeto em que a experiência do vinho se cruza com a partilha da natureza no seu estado mais puro. Dos esquiços, ao moodboard, ao projeto 3D e à realidade – veja todo o processo de decoração de interiores. O Moodboard é um excelente ponto de partida para decorar qualquer espaço. Afigura-se como uma montagem de elementos visuais e inspirações que formam um conceito.

No projeto das Vinhas do Calhau, partimos de uma palete em tons pastel e, sabendo que temos habitações direcionadas para o mar em contraposição com as que estão voltadas para o Pico, exploramos os diferentes tons, com cores mais alegres e vivas nos primeiros, ao contrário dos apartamentos de montanha, mais sóbrios e quentes. O mobiliário que compõe o espaço remete para um ambiente industrial, confortável e prático, fazendo uso da madeira como material predominante, um material nobre e intemporal. Almofadas, sofás e camas, em tons alegres e padrões geométricos nalguns casos, ou coloridos em outros, com composições de molduras nas paredes, que remetem para a paisagem envolvente, para os típicos currais das vinhas do Pico – património da humanidade, ou para o mundo marinho, sempre presente nas ilhas.

 

 

Moodboard

 

Tendo os moodboards aprovados, o projeto 3D permite-nos pré-visualizar a realidade. Uma abordagem já muito completa, que permite discutir o projeto e chegar a conclusões sobre os diferentes espaços. Nos 3D’s das Vinhas do Calhau representamos os interiores e os exteriores, espaços privados e espaços comuns. O hotel ganha forma, vemos a receção, o corredor, os apartamentos… percebemos o espaço, os seus detalhes e nuances, o mobiliário e os objetos, têxteis e molduras, cortinados e iluminação. Ultimam-se os detalhes e fecha-se o projeto.


Projeto 3D - Receção e corredor



Projeto 3D - Interior


Projeto 3D - Exterior

 

Mesmo o melhor projeto 3D dificilmente compete com a realidade. A envolvente revela-se e sobrepõe-se. A localização deste empreendimento é estratégica, o que pretendemos fazer foi dar-lhe importância, emoldura-la quando possível e permitir aos futuros hóspedes das Vinhas do Calhau poderem gozar a melhor experiência possível num hotel contemporâneo, confortável e harmonioso.

Imagem real - Quarto, Sala de Estar e Sala de Jantar

Imagem real - Sala de Estar e Cozinha



Imagem real - Sala de Estar, Quarto e Cozinha

Um projeto de SLRR Arquitetos e fornecimento da Tralhão Design Center.