Não há nada melhor do que uma casa iluminada. Aliás, não há nada melhor do que ter uma casa bem iluminada. A luz é a essência que dá vida aos nossos espaços, transformando simples quartos em refúgios acolhedores e salas de estar em cenários de convívio memoráveis.

A luz natural é, claramente, a melhor e a mais agradável forma de iluminar os nossos espaços. No entanto, nem sempre é possível ter uma boa luz natural e há situações em que a luz artificial é mesmo a nossa melhor aliada. Entre todas as opções de iluminação, os candeeiros de suspensão são a opção preferida, não só por serem muito versáteis, como pela sua capacidade de iluminar totalmente um espaço.

Mas, e se lhe dissermos que existem regras de aplicação fundamentais que devem ser seguidas? Desengane-se se pensa que basta apenas aplicar o candeeiro e está feito. No design de interiores, tudo tem um propósito que deve ser seguido para obtermos os melhor resultados nos nossos espaços. Neste artigo desvendamos todos os mistérios e simplificamos todas as regras sobre a iluminação de suspensão, de acordo com o espaço da sua casa.

 

Candeeiro de Suspensão Nomnom Light

 

Sala de estar

Por muitos considerado o coração da casa, a sala de estar é um espaço multifuncional onde passamos tempo de qualidade, quer seja com a nossa família e amigos, ou apenas a relaxar. A iluminação preferencial para este espaço, é a iluminação indireta que, na maioria das vezes, é proveniente de calhas de iluminação ou focos distribuídos pelo espaço. No entanto, é também comum serem adicionados candeeiros de suspensão sobre a zona de estar – sendo ajustada apenas a intensidade da luz. Para maximizar o conforto e a funcionalidade do espaço, estes candeeiros devem ser aplicados entre 30 a 50 centímetros do teto da sala de estar.

 

Candeeiro de Suspensão Taraxacum | Candeeiro de Suspensão Braided Belly  

 

Sala de jantar

 

Na sala de jantar, é importante termos iluminação suficiente para as refeições. No entanto, muitas vezes acabamos por exagerar e tornar o ambiente pouco acolhedor. E não é isto que procuramos. Por isso, o ideal para harmonizar estas duas vertentes é pendurar o seu candeeiro de suspensão a uma altura entre os 70 e os 90 centímetros acima da superfície da mesa de jantar. Deste modo garantimos uma iluminação uniforme sobre o espaço de refeições sem ofuscar ninguém. Além disso, é também importante observar a distância entre o limite do candeeiro e o limite da mesa de jantar, que deve ser entre 20 a 30 centímetros.

 

Candeeiro de Suspensão IC S1/S2 | Candeeiro de Suspensão Heracleum II | Candeeiro de Suspensão Skan | Candeeiro de Suspensão Skynest

 

Quarto

 

No quarto, os candeeiros de suspensão podem ser colocados de duas formas: ao centro da divisão ou sobre as mesas de cabeceira. Colocar um candeeiro de suspensão ao centro do quarto é a opção mais tradicional, garantindo a iluminação de todo o ambiente. Quando falamos deste tipo de aplicação, devemos colocar o candeeiro de suspensão a 2/2,10 metros do chão ou, caso esteja por cima da cama, a 30/35 centímetros da mesma.

Se optar por colocar sobre as mesas de cabeceira, saiba que esta é uma opção mais contemporânea, muito utilizada atualmente no design de interiores. Além de dispensar o uso de candeeiros de mesa (ou de pelo menos um deles), proporciona uma dinâmica e um carácter ao espaço completamente diferentes – especialmente se optar por candeeiros com alguma personalidade. Neste caso, coloque o candeeiro de suspensão entre 30 a 50 centímetros da mesa de cabeceira.

 

Candeeiro de Suspensão String Light Cone | Candeeiro de Suspensão Serpentine

 

Áreas livres

 

Quando falamos em áreas livres, referimo-nos aqueles espaços onde temos de colocar iluminação, sem que exista um objeto por baixo da mesma, como por exemplo em corredores ou escadas. Para esta finalidade, o ideal é adicionar os candeeiros de suspensão a uma altura entre 2 a 2,10 metros do chão.

 

 

Dominar todas estas regras da iluminação de suspensão é essencial para conseguirmos criar espaços bem iluminados, confortáveis e visualmente apelativos. Ao seguir as nossas dicas poderá transformar os seus espaços de forma impactante e eficiente. Descubra na nossa loja online uma variedade de candeeiros de suspensão únicos das mais prestigiadas marcas de iluminação. Se tiver dúvidas, visite a nossa loja física e usufrua de um atendimento personalizado com os nossos especialistas em design de interiores. Para mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..