Refeições inesquecíveis, conversas intermináveis e momentos que se transformam em lembranças preciosas. Todos nós temos boas memórias à mesa de jantar. Há quem acredite que basta apenas uma excelente refeição e boa companhia para criar um momento memorável. No entanto, por trás de cada um destes momentos está, muitas vezes, algo impercetível no imediato: uma sala de jantar cuidadosamente planeada.

Embora possa parecer apenas uma trivialidade, a verdade é que pensar ao pormenor a sala de jantar pode mesmo fazer a diferença nas experiências nela vivenciadas. Da mesa de jantar à iluminação, todos os detalhes contam.

Neste artigo vamos explorar 4 elementos-chave que são indispensáveis numa sala de jantar, garantindo um ambiente perfeito para receber os seus convidados e criar momentos inesquecíveis.

 

1. Mesa de jantar

 

A mesa é a peça central de qualquer sala de jantar. É fundamental que seja bem escolhida para permitir que os convidados se sintam confortáveis em qualquer circunstância. Comece por observar as dimensões do seu espaço e perceba qual a dimensão que se melhor se enquadrará. Depois, escolha o formato ideal. As mesas retangulares são as mais populares, uma vez que, devido ao seu formato, são facilmente posicionadas em qualquer espaço. Já as mesas redondas são perfeitas para criar salas de jantar mais intimistas ou para espaços de menores dimensões, uma vez que permitem acolher um maior número de pessoas. As mesas de jantar ovais, embora sejam pouco faladas, são uma excelente escolha porque reúnem as características das mesas redondas e retangulares, acomodando mais convidados, sem comprometer o espaço disponível.

Temos um artigo dedicado a mesas de jantar, repleto de dicas preciosas para o ajudar. Descubra como escolher a mesa ideal para a sua sala de jantar aqui.

 

Mesa de Jantar Mayon | Cadeiras Verona | Candeeiro de Suspensão Heracleum II | Mesa de Jantar Zio | Cadeiras Zio | Mesa de Jantar Ray II | Cadeiras Nara | Candeeiro de Suspensão Raimond II | Aparador Stockholm

 

2. Cadeiras

 

Na escolha das cadeiras, há algo imperativo: o conforto. Os seus convidados não vão querer permanecer muito tempo se as suas cadeiras não forem cómodas, ou se não existir espaço suficiente para que todos possam comer e conviver livremente. E não é isso que queremos que aconteça. Antes de iniciar a sua busca pela cadeira perfeita, analise o número de pessoas que a sua mesa pode comportar e o espaço que tem disponível ao seu redor, considerando que, por norma, são necessários 60cm por convidado.

Tendo estas questões em mente, pode começar a explorar estilos e materiais. As cadeiras estofadas com braço, embora ocupem um maior espaço, são a melhor opção para salas de jantar, uma vez que proporcionam um conforto superior. No caso de não ter espaço suficiente para este tipo de cadeira, pode optar por uma cadeira estofada sem braço ou até mesmo sem estofo.

 

Dica: Se optar por cadeiras estofadas, tenha em consideração se o seu tecido. Este deverá ser antinódoas e de fácil manutenção, permitindo que as cadeiras sejam limpas com facilidade.

 

Cadeira Diva | Cadeira Aminy | Cadeiras OliviaMesa de Jantar Ipsilon

 

3. Aparador

 

Muito apreciado pela sua dupla funcionalidade, o aparador é uma peça essencial na sala de jantar. Pode ser utilizado como um espaço de armazenamento ou como uma extensão da mesa, auxiliando no serviço de pratos e bebidas. Além disso, pode ser também utilizado como uma peça decorativa de destaque.

A escolha do aparador perfeito para a sua sala de jantar irá depender, sobretudo do estilo de decoração e da dimensão do espaço. Se a sua sala de jantar tem medidas generosas, poderá optar por um aparador que tenha uma maior presença no espaço, com alguns detalhes em mármore, por exemplo. Se, pelo contrário, o seu espaço é pequeno, um aparador de linhas simples e discretas poderá ser o ideal.

Além do estilo e da dimensão, considere também as suas necessidades de armazenamento. Precisa de gavetas para talheres? Ou procura algo mais minimalista, apenas para efeitos decorativos? Descubra no nosso artigo “Saiba como escolher o aparador ideal para a sua sala de jantar” todos os detalhes essenciais para fazer a sua escolha.

 

 

Aparador Ava

 

4. Iluminação

 

Na sala de jantar, a iluminação é mais do que apenas uma necessidade funcional; é uma peça-chave que molda completamente a atmosfera do espaço. Uma iluminação bem pensada destaca todos os detalhes únicos da sala de jantar e ajuda a criar o ambiente perfeito para as suas refeições memoráveis.

Há uma questão fundamental no design de interiores que tem que ver com as camadas de luz. Adicionar diferentes tipos de candeeiros, com diferentes intensidades, é essencial para criar um ambiente acolhedor e confortável, bem como para permitir adaptar o espaço à ocasião. Por exemplo, deve complementar a iluminação direta (proveniente do candeeiro que se encontra por cima da mesa de jantar) com iluminação indireta, como pequenos candeeiros de parede ou candeeiro de pé.

Dica: Escolha um candeeiro de suspensão com um design marcante para colocar por cima da sua mesa de jantar. Ele será imprescindível para criar um ponto focal, bem como será uma excelente forma de atribuir personalidade à sala de jantar.

 

Candeeiro de Suspensão Arrangements | Candeeiro de Suspensão IC S1/S2

 

Cada sala de jantar é única, mas há elementos que fazem toda a diferença. Ao considerar cuidadosamente cada um destes quatro essenciais, garante que o seu espaço é, não só esteticamente agradável, como também funcional e convidativo. Visite a nossa loja física e online e descubra a nossa vasta oferta de mesas de jantar, cadeiras, aparadores e iluminaçãoPara mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..