Tapetes. No coração de um espaço meticulosamente decorado, estas peças assumem uma posição incontestável. Mais do que um mero detalhe da decoração, os tapetes ajudam a construir ambientes únicos, dotados de presença e personalidade. No entanto, muitas vezes encaramos a escolha do tapete como algo secundário, uma decisão rápida que se toma quando todo o espaço já se encontra do nosso gosto.

E é esta decisão rápida e subestimada que complica ainda mais a escolha, limitando-nos muitas vezes as opções – e lá acabamos nós por escolher um tapete que nem gostamos assim tanto. Para que isto não aconteça, é importante perceber que os tapetes podem definir o ambiente de um espaço e, por isso, devem ser vistos como uma escolha prioritária no momento da decoração. São peças importantíssimas que nos ajudam a equilibrar o espaço, atuando como o elo de ligação entre mobiliário, decoração e arquitetura.

Neste artigo vamos ajudar a simplificar a complexa tarefa de escolher um tapete, analisando 3 pontos essenciais: dimensão, materiais e cores e padrão.

 

Tapete Timeframe Dunes | Consola Stan | Cabide Jupo | Candeeiro de Mesa Flowerpot | Espelho Pond XL | Vaso Bau

 

Como escolher um tapete

 

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu perdido enquanto tentava procurar o tapete ideal, no meio da infinidade de opções que existem. Cores, texturas, padrões e materiais apelam aos nossos sentidos e levam-nos a questionar: mas qual é o tapete mais indicado para o meu espaço?

 

1. Dimensão

 

Começamos por um dos tópicos mais sensíveis na escolha de um tapete. Isto porque tendemos a escolher tamanhos standard que muitas vezes não se adequam ao espaço. Mas será que existem regras específicas que devem ser seguidas?

A resposta é sim. No design de interiores, há determinados detalhes que têm de ser tidos em consideração no momento de escolher a dimensão correta, de forma a evitar desequilíbrios entre o tapete e o espaço.

 

Sala de estar:

A dimensão correta deverá ser escolhida em função da zona de estar, composta pelos sofás, poltronas e mesa de centro. O tapete deverá ter dimensão suficiente para abrigar esta zona, prolongando-se um pouco mais para os lados. Poderá também ser escolhida uma dimensão que deixe, aproximadamente, um terço da mobília (sofá e poltronas) fora do mesmo. No caso de ter o sofá encostado a uma parede, será suficiente manter as pernas dianteiras em cima do tapete. Deverá também ficar entre 5 a 15cm afastado do móvel de TV.

 

Sala de Jantar:

O tapete deve cobrir a zona de refeições, mesmo quando as cadeiras não se encontram na posição correta (com o assento de baixo da mesa). Em regra geral, isto significa adicionar uma margem de cerca de 70cm ao redor da mesa.

 

Quarto:

Neste ambiente existem diversas formas de colocar um tapete. Desde que este seja proporcional ao espaço e à largura da cama, poderá adicioná-lo de forma a cobrir a zona da cama e mesas de cabeceira, ou aplicar a regra dos terços – colocando um terço do tapete de baixo da cama, por exemplo.  

 

Mesa de Jantar Mayon I | Cadeiras Verona | Poltrona Myra 683 | Sofá Olden | Mesas de Centro Shitake | Mesa de Apoio Thierry | Candeeiro de pé Oblique | Tapete Liquid Layers Rectangle

 

2. Materiais

 

Dos naturais aos sintéticos, há opções para todos os gostos e necessidades. Estes são alguns dos mais conhecidos:

 

Lã ou mistura de lã:

Usada há centenas de anos, a lã é reconhecida como uma das melhores fibras para tapetes. Este material transmite-nos uma sensação de luxo incomparável, pelo seu toque quente e macio. No entanto, não deixa de ser uma opção que deve ser bem ponderada porque exige uma maior manutenção para que mantenha a sua aparência. Se tenciona coloca-lo numa zona muito movimentada, sugerimos tapetes que misturem lã e fibras sintéticas (como poliéster ou poliamida).

 

Acrílico:

Popular, este material assemelha-se à lã, sendo mesmo comercializado como “lã sintética”. É uma fibra que oferece uma ótima durabilidade e resistência à perda de cor tendo, ainda assim, um acabamento muito sofisticado e agradável ao toque. No entanto, a sua maior desvantagem é o facto de achatar com o peso – conhece aqueles tapetes que ficam com as marcas dos nossos pés? São esses mesmo.

 

Nylon:

Por serem produzidos utilizando fibras sintéticas, os tapetes em nylon são reconhecidos pela enorme oferta de cores vibrantes. Além disso, são bastante resistentes e têm uma excelente relação qualidade-preço. São a escolha da grande maioria, pela sua facilidade de limpeza e manutenção.

 

Dentro de cada um destes materiais encontra diferentes opções, como o tipo de pelo por exemplo. Faça a sua escolha em função das suas necessidades, considerando sempre o espaço da casa (interior ou exterior, em zonas húmidas, etc.), se existem animais de estimação ou crianças e o nível de manutenção necessária.

 

3. Cores e padrão

 

Há quem diga que gostos não se discutem – e é verdade. Mas é importante perceber a estética do espaço. Os tapetes têm um impacto visual enorme nos nossos espaços, por isso é necessário ter muita atenção às cores e aos padrões escolhidos.

Tendencialmente, em espaços pequenos devemos optar por cores neutras e claras, com padrões simples ou apenas de uma só cor, para transmitir a sensação de que o ambiente é maior e mais luminoso. No entanto há exceções à regra! Se o seu espaço já está totalmente decorado, tenha em consideração a paleta de cores utilizada. Podere também se a escolha de uma opção com padrão irá ou não tornar o espaço demasiado pesado e cansativo.

Se ainda não dispõe de mobiliário e decoração, pode arriscar um pouco mais na escolha do tapete e considerar opções mais sóbrias de decoração, de forma a tornar o ambiente harmonioso.

 

Dica: Se gosta de tapetes únicos, que sejam o foco dos seus espaços, recomendamos a marca Moooi Carpets, disponível na nossa loja. Esta marca de luxo oferece-nos os tapetes mais inusitados, com cores vibrantes e detalhes surpreendentes.

 

Tapete Serpentine | Candeeiros de Suspensão IC S1/S2 | Cama Atena II | Mesa de Cabeceira Antony 5 | Banqueta Kate

 

Precisa da ajuda de profissionais?

 

A equipa da Tralhão Design Center está aqui para o ajudar. Profissionais e dedicados, os nossos designers de interiores ajudá-lo-ão a encontrar a melhor escolha para o seu espaço. Desde lisos a tapetes por medida, temos uma ampla oferta que o irá surpreender. Agende uma reunião connosco e tenha o tapete com que sempre sonhouPara mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..