Uma boa parte da nossa vida é passada a dormir. Embora nos possa parecer uma irrealidade, 1/3 da nossa vida é mesmo dedicada ao descanso. No entanto, entre o stress e a dinâmica do dia-a-dia nem nos lembramos do quão importante é ter um sono de qualidade, que nos permita descansar em pleno e repor todas as nossas energias.

Entre as várias opções e técnicas que podemos adotar para melhorar a nossa qualidade de sono, há uma que se destaca: ter o colchão certo. Escolher um colchão pode parecer extremamente simples, porém há detalhes que devem ser observados para que nos possa proporcionar o melhor conforto e descanso, durante as 7 a 9 horas de sono recomendadas.

 

Cama Atena II

 

 

Conheça os tipos de colchão

 

Perceber que tipos de colchão existem no mercado é o primeiro passo para sabermos qual o mais adequado aos nossos gostos e necessidades.

 

- Colchão de molas: É o mais comum e tradicional tipo de colchão, conhecido essencialmente pela sua durabilidade. É composto por várias molas de metal, espaçadas de forma estratégica para permitir uma maior circulação de ar – mantendo a temperatura mais fresca durante o sono. É a escolha indicada para quem aprecia um colchão firme, durável e elástico. Além disso, é também aconselhado para quem transpira muito ou habita em regiões muito

quentes.

 

- Colchão de molas ensacadas: Apesar de parecer idêntico ao anterior, o colchão de molas ensacadas possui uma estrutura diferenciada que oferece uma maior comodidade, resistência e estabilidade. Isto porque cada mola é individualizada, absorvendo os movimentos do corpo sem causar qualquer desconforto. Este tipo de colchão poderá ser particularmente interessante para o uso partilhado – como para um casal, por exemplo.

 

- Colchão de espuma: Este é o tipo de colchão mais simples que poderá encontrar. Devido à natureza do material, ele adapta-se com facilidade ao corpo, proporcionando um maior conforto. É tendencialmente menos firme e mantem o calor com facilidade.

 

- Colchão viscoelástico: Conhecido também por colchão de espuma de elevada elasticidade, este comprime com a pressão e o calor exercido pelo corpo, adaptando-se milimetricamente a todos os seus contornos. Este tipo de colchão veio revolucionar o sono, uma vez que oferece um conforto soberbo. Existem alguns modelos que além da espuma viscoelástica, têm também uma camada de espuma ou de molas para proporcionar diferentes tipos de conforto.

 

- Colchão de latex: Destaca-se pelas suas propriedades de conforto e de proteção. É o melhor colchão para quem possui alergias ou doenças respiratórias – como a asma, por exemplo – uma vez que o latex é um material que protege contra fungos, ácaros e bactérias. Além disso, tem um isolamento perfeito e adapta-se ao corpo com extrema facilidade, tornando-se fresco e bastante confortável.

 

 

Densidade, altura e firmeza: as palavras-chave

 

Mais densos, mais altos ou menos firmes. A oferta é tanta que pode parecer que estão a dificultar a sua escolha. No entanto, cada pessoa tem a sua preferência pessoal e é por isso que as opções são tão vastas. O importante é que a sua opção garanta a total adaptação do colchão ao seu corpo, para proporcionar o melhor confortoExistem 3 fatores fundamentais que o irão ajudar a escolher a melhor densidade, altura e firmeza: o peso, a altura e o número de pessoas que irão usufruir do colchão diariamente. Ao perceber a relação entre o seu peso e altura, bem como se dorme sozinho ou acompanhado, será mais fácil encontrar o colchão ideal.

Quanto maior for a densidade do colchão, maior é também o peso por ele suportado. Se dorme acompanhado, um colchão mais denso é o mais indicado, uma vez que o peso que sustentará será maior. Além disso, a sua posição de dormir tem também influência na escolha da densidade. Um colchão mais denso é o preferido para quem dorme de costas ou de barriga para baixo, enquanto que um menos denso é o eleito para quem gosta de dormir de lado e garantir um conforto extra nas articulações.

Relacionada com a densidade, está a altura do colchão. Geralmente tendemos a escolher um colchão mais alto por acharmos que oferece um maior conforto. E não estamos errados. Um colchão mais alto distribuirá melhor a sua densidade, oferecendo assim uma maior comodidade.

Já a firmeza está mais relacionada como a preferência de cada um. A escolha entre um colchão mais duro ou um com uma maior adaptabilidade irá depender do seu gosto pessoal, no entanto aconselhamos a que faça uma escolha equilibrada: que proporcione adaptabilidade, mesmo que a sua opção seja um colchão mais firme.

 

O nosso conselho: Antes de comprar, experimente sempre o colchão. Não há nada melhor do que sentir o toque do tecido e do tipo de material, bem como testar as suas características. Visite a nossa loja física e conheça de perto todas as gamas de colchões que temos disponíveis. Garantimos que encontrará o colchão perfeito para que tenha um sono profundo e reparador.

 

 

Quando devo trocar de colchão?

 

A vida útil de um colchão pode variar consoante as suas características e a sua utilização. No entanto, o tempo médio de utilização de um colchão é de aproximadamente 10 anos.

 

Existem 5 sinais que nos indicam que está na hora de trocar de colchão. São eles:

- Aspeto velho e roto em algumas partes;

- Pouca firmeza nas zonas onde geralmente dormimos;

- Presença de manchas (indicador de que existem fungos ou bactérias);

- Dificuldade em encontrar uma posição confortável para adormecer;

- Acordar frequentemente com dores ou sensação de desconforto.

 

A nossa dica para aumentar o tempo de vida do seu colchão: Virar e rodar o colchão – de preferência, 4 vezes por ano. Desta forma garantimos que o seu desgaste é repartido de igual forma por todo o colchão, preservando as suas características por mais tempo.

 

Para mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..