A sala de jantar é um espaço especial da nossa casa, onde experienciamos momentos únicos com a família e amigos. Ao decorar este espaço, é importante observar alguns detalhes do mobiliário e da decoração para criar um ambiente harmonioso, onde exista uma linha condutora entre o mobiliário e todos os objetos decorativos.

O aparador é uma das peças marcantes da sala de jantar, muito apreciada pela sua dupla funcionalidade: pode ser utilizado como espaço de armazenamento e, ao mesmo tempo, como peça decorativa. Assim, no momento de escolher o seu aparador importa perceber qual a melhor opção, de acordo com o seu espaço e o estilo de decoração já existente ou que mais gosta.

Neste artigo, exploraremos alguns detalhes a ter em consideração ao escolher o aparador perfeito para a sua sala de jantar.

  

1. Estilo de decoração

 

O primeiro aspeto a ter em consideração ao escolher um aparador é o estilo de decoração que irá escolher ou que já escolheu para a sua sala de jantar. Existem, sobretudo, dois tipos de aparador: os de linhas retas e os de linhas orgânicas. Ambos têm a sua personalidade e podem transformar completamente a aparência da sua sala de jantar – por isso, tome muita atenção neste ponto.

Decorações mais naturais, com texturas mais orgânicas e tons terrosos – como por exemplo, a rústica, a escandinava ou a boho – pedem um aparador de linhas mais orgânicas. Este tipo de peça traz uma sensação de fluidez e de conforto ao espaço, muito associada à natureza, devido às suas formas suaves e curvas. É, por isso, a opção perfeita para salas de jantar que valorizem, acima de tudo, o conforto, e que tenham uma decoração mais delicada.

Por outro lado, uma decoração com uma abordagem mais minimalista, que preze as linhas direitas, as cores neutras e a sofisticação deve preferir um aparador de linhas retas. A rigidez das linhas retas proporciona uma aparência moderna e contemporânea, que valoriza espaços mais clean e elegantes.

 

Aparador Elm | Aparador Sussex

  

2. Layout e proporção

 

O tamanho da sala de jantar é um dos aspetos que mais influência tem na escolha de um aparador. Uma má escolha de dimensão pode afetar toda a proporção do espaço e, em certos casos, limitar a acessibilidade. Por exemplo, um aparador muito grande pode dominar e invadir o ambiente – causando a sensação de que está a mais no espaço –; já um aparador demasiado pequeno pode parecer desproporcional e perdido no espaço. Por isso, meça cuidadosamente o seu espaço para garantir que o aparador permite uma circulação livre e confortável, bem como se encaixa perfeitamente no espaço que lhe é destinado, garantindo a sua harmonia e proporcionalidade.

 

Aparador Detian

 

 3. Funcionalidade de armazenamento

 

Considerar as suas necessidades de armazenamento ajudá-lo-á a escolher o modelo ideal. Pense em todos os objetos que pretende guardar neste móvel, bem como as suas dimensões e quantidades. Saber estas particularidades em antemão permitirá escolher um aparador adequado às suas exigências – com gavetas, com portas, com prateleiras, etc.

Deve também ponderar na funcionalidade do aparador – se irá utilizá-lo como superfície de apoio durante as refeições ou apenas como superfície decorativa. Estes dois aspetos serão fundamentais para escolher o material adequado e também a altura ideal do aparador.

 

Aparador Lauki | Aparador Boxx

 

4. Harmonia e coesão

 

Tal como referido anteriormente, o aparador escolhido deve estar em perfeita harmonia com a restante decoração da sala de jantar. Além de decidir entre linhas orgânicas ou retas, deve considerar também os seus materiais. Ambos os tipos de aparador podem ser feitos dos mais variados materiais, destacando-se sobretudo a madeira – lacada ou não – com a adição de alguns detalhes em pedra mármore ou em metal.

Por isso, procure criar uma coesão visual entre o aparador e os demais elementos da sala de jantar para criar um espaço harmonioso.

 

Aparador Elm

 

Ao escolher o aparador para a sua sala de jantar não se esqueça de ter em consideração as características mencionadas – estilo de decoração, layout e proporção, funcionalidade e armazenamento e a harmonia e coesão. Conheça a nossa seleção de aparadores na loja física ou em tralhaodesigncenter.com. Para mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..