A iluminação é um dos melhores segredos do design de interiores. Ela é fundamental na criação de ambientes convidativos e agradáveis, e tem um papel imprescindível no nosso bem-estar e no nosso humor. Por isso, a escolha da iluminação é um detalhe ao qual devemos prestar muita atenção e ser cuidadosos.

Desconhecida por muitos e desprezada por outros tantos, a iluminação indireta é tão – ou mais – importante que a direta. Quem diria, certo? Neste artigo vamos explorar este tipo de iluminação e sugerir-lhe algumas peças que serão essenciais para tornar a sua casa mais acolhedora e confortável.

 

O que é a iluminação indireta?

 

Este é um conceito que vai muito além da funcionalidade. Diferente da iluminação direta, que centra a luz num ponto específico, a iluminação indireta distribui a luz de uma forma difusa e suave. De forma simples, é a iluminação que não ofusca, que evita sombras muito marcadas e pontos de luz demasiado intensos. É, por isso, o tipo de iluminação perfeito para locais de convívio e de descanso, onde é importante ter uma atmosfera mais relaxante e convidativa.

 

Candeeiro de Mesa Arum | Candeeiro de Mesa Gatto

 

Vantagens da iluminação indireta

 

1. Proporciona um ambiente acolhedor e envolvente

 

A iluminação indireta é uma aliada imprescindível na criação de espaços acolhedores e envolventes. A introdução de pontos de luz difusa transforma o ambiente num verdadeiro refúgio que nos cativa. Na sala de estar, por exemplo, podemos adicionar candeeiros de parede e candeeiros de pé com luz difusa para conseguir este ambiente. Além disso, introduzir vários tipos de candeeiros de luz difusa cria diferentes camadas de iluminação, essenciais para acentuar a envolvência do espaço – um dos segredos mais bem guardados dos designers de interiores.

 

2. Destaca elementos decorativos

 

Tendencialmente, a iluminação indireta é conhecida por muitos como aquela que é utilizada para iluminar obras de arte ou peças de relevo. E não está errado. Este tipo de iluminação é, de facto, muito utilizado quando queremos dar destaque a quadros, obras primas ou a algo que nos diga muito. O facto de dispersar de forma suave a luz, eleva as peças que ilumina de uma forma sublime.

 

3. Versáteis e personalizáveis

 

Enquanto que a iluminação direta é bastante inflexível, a indireta permite ser posicionada em locais estratégicos de forma a tornar o ambiente mais convidativo. Muitas vezes, os candeeiros de luz difusa oferecem a possibilidade de personalizar a intensidade de luz e a cor, adaptando-se às nossas necessidades e preferências.

Além disso, por não ser um tipo de iluminação essencial, não há necessidade de serem sempre ligadas – poupando também a nossa carteira e o ambiente.

 

Candeeiro de Pé Kabuki | Candeeiro de Mesa Bellhop

 

As nossas sugestões

 

Na Tralhão Design Center temos uma ampla oferta de candeeiros de luz difusa que o ajudarão a criar uma atmosfera harmoniosa, convidativa e acolhedora na sua casa.

 

Candeeiro de Mesa Musa | Candeeiro de Parede Oyster | Candeeiro de Parede NH | Candeeiro de Pé Geen-a | Candeeiro de Mesa Vuelta | Candeeiro de Pé Noctambule

 

A iluminação é, sem dúvida, fundamental na nossa casa e a luz indireta é a chave para o ambiente confortável, convidativo e acolhedor. Navegue na nossa loja online ou visite a nossa loja física e conheça todas as nossas opções de candeeiros de mesa, de suspensão, de parede e de Para mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..