Já alguma vez pensou porque é que se sente mais tranquilo depois de passar algum tempo num ambiente claro e neutro? Ou mais enérgico após estar num espaço luminoso e colorido? É muito provável que a resposta esteja relacionada com as cores e o seu poder de influenciar as nossas emoções e bem-estar.

Em cada projeto de design de interiores, as cores são estudadas ao pormenor para transmitir sensações específicas. Cada cor e cada tonalidade está associada a uma determinada emoção, que tem impacto no nosso estado de espírito. Por isso, antes de iniciarmos um projeto de design de interiores devemos pensar sempre na forma como nos queremos sentir naquele(s) espaço(s).

Parece-lhe complexo? Neste artigo ajudamos a simplificar este tema e sugerimos algumas das cores mais utilizadas no design de interiores, para que se possa inspirar e aplicar em sua casa.

 

Psicologia das cores: o que é?

 

Fundamental no design de interiores, a psicologia das cores é uma abordagem teórica que analisa e explora a forma como as cores influenciam o comportamento humano. Esta influência ocorre porque as cores são estímulos físicos que são percebidos pela visão e, posteriormente, descodificados pelo cérebro, resultando em determinadas sensações. O nosso humor, a nossa criatividade, as nossas decisões e até mesmo a nossa saúde mental, tudo é motivado por estes estímulos. Compreender esta interação entre cores e emoções ajuda-nos a criar ambientes que correspondam à sua funcionalidade e às nossas necessidades emocionais.

 

Cama Rettan | Cadeirão Catch JH14 | Tapete Liquid Layers Organic | Mesa de Cabeceira Antony | Candeeiro de pé Captain Flint | Candeeiro de Mesa IC T1 | Candeeiro de Suspensão String Light Cone

 

Escolher a cor certa para o ambiente

 

Cada espaço da nossa casa tem o seu propósito. Seja um escritório destinado à concentração e produtividade, uma sala de estar onde queremos relaxar, ou um quarto para descansar tranquilamente, a cor tem um papel fundamental na atmosfera do ambiente. Escolher a cor correta pode mesmo fazer a diferença entre um espaço harmonioso e um desconfortável, que transmite as intenções de forma errada.

Ao longo do tempo, são várias as tendências de cores no design de interiores reveladas, tendências estas que vêm e vão. No entanto, a sua psicologia e o seu efeito em nós permanecem consistentes. Por isso, nem sempre é aconselhado fazer uma escolha que tenha por base modas temporárias. Existem algumas cores em particular que são amplamente usadas no design de interiores porque transmitem exatamente as sensações esperadas para determinados espaços da casa. Vamos conhecê-las:

 

1. Verde

 

Na psicologia das cores, o verde é considerado uma cor muito otimista por estar associada a sensações de calma, equilíbrio e harmonia. É uma cor que nos remete para a frescura da natureza, sendo, por isso, uma excelente forma de adicionar vida aos espaços. Todos os tons de verde criam ambientes serenos e equilibrados, no entanto os mais claros – como o sálvia ou o menta – transmitem uma maior tranquilidade e influenciam positivamente a concentração. Podemos utilizar o verde em qualquer espaço da casa, no entanto, sugerimos a sua aplicação em espaços de lazer e de relaxamento, como a sala de estar.

 

Poltrona Myra 683 | Sofá Olden | Tapete Liquid Layers Rectangle | Mesas de Centro Shitake | Candeeiro de Pé ObliqueMesas de Apoio Thierry

 

2. Azul

 

A melhor forma de falar sobre os sentimentos transmitidos pela cor azul é pensar nas ondas do mar. Fluida como elas, esta cor transmite-nos uma enorme sensação de paz e de tranquilidade. É uma das mais estudadas na psicologia das cores, devido ao seu forte impacto no bem-estar mental. É, por isso, uma cor que deve escolhida para espaços onde é necessário estar em plena tranquilidade – como o quarto, por exemplo.

 

Cama Barcelona | Pouf Round Faded | Mesa de Cabeceira 010 | Candeeiro de Suspensão NomNom Light | Candeeiro de Mesa Pet Light Purr | Tapete Trichroic Shapes

 

3. Laranja

 

Convidativa e amigável, a cor-de-laranja faz-nos sentir divertidos e entusiasmados. Na sua versão mais vibrante, esta cor aumenta os níveis de energia, de criatividade e de alegria. É uma cor que inspira a comunicação e a interação social, tornando-se uma escolha perfeita para salas de estar ou espaços de lazer. É também uma excelente opção para quem procura adicionar um pouco de cor a espaços neutros, criando um ambiente confortável. Para qualquer uma das opções, aconselhamos o uso de tons mais suaves ou mais terrosos para evitar o excesso de estimulação.

 

Sofá Napoli | Pouf Trevor | Mesa de Centro Jill | Mesa de Apoio Obon Alta | Candeeiro de Pé Geen-a | Móvel de TV Double Boxx

 

4. Rosa

 

Subestimada por muitos, o rosa é uma das cores mais versáteis no design de interiores e uma das mais poderosas na psicologia das cores. É uma cor que influencia as emoções mais próximas do coração, sendo, por isso, associada ao romantismo. Os tons mais suaves – como o rosa pastel ou o flamingo – são perfeitos para iluminar os espaços, enquanto que os tons mais vivos ajudam a realçar detalhes únicos. O coral e o salmão são os tons mais utilizados, uma vez que transmitem as mesmas emoções associadas à cor rosa, no entanto revelam-se um pouco mais neutros e, por isso, excelentes para espaços modernos e contemporâneos. Desde o quarto ao hall de entrada, todos os espaços da casa são perfeitos para adicionar esta cor.

 

Consola Ballet | Tapete Red Shell | Pouf Trevor | Espelho Pound Large | Candeeiro de Parede IC W1

 

 

Mas como é que garantimos que o tom de laranja escolhido para a sala de jantar não é demasiado estimulante, ou que o azul do quarto não é demasiado frio?

 

Estas são algumas das questões que poderá ter neste momento. No meio de uma paleta de cores infinita, escolher qual o tom certo pode ser extremamente desafiante. Na Tralhão Design Center encontra profissionais que o irão ajudar e orientar neste mundo do design de interiores. A nossa equipa de especialistas tem a experiência e a sensibilidade certas para entender a sua visão, criando ambientes funcionais, alinhados com as suas necessidades emocionaisAgende uma reunião connosco

Para mais informações, contacte-nos via telefone para 239 506 400 ou por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..